21 de setembro de 2021

Nove Desconhecidos

 

Editora Intrínseca

Eu gosto muito dos livros da Liane Moriarty porque parece que ela escreve sobre a faixa etária de 30 - 40 anos, que às vezes me parece pouco representada nos livros de entretenimento atuais. Mas "Nove Desconhecidos" parece uma loucura - ela coloca nove desconhecidos numa clínica de reabilitação com uma guru muito louca (ou métodos bem alternativos) para expor ali as profundezas da psicologia humana. 

Eu não assisti a série, mas, para quem gostou bastante de "Pequenas Grandes Mentiras", simplesmente não é a mesma vibe - então continua sendo uma leitura fácil, uma construção interessante, mas não estamos em Kansas mais (ou seja, em dramas urbanos envolvendo mulheres com filhos).


17 de setembro de 2021

Babbit

 

Editora Bibliolife

Babbit é uma sátira, ou seja, uma história contada com muita ironia para criticar os costumes da sociedade ou de uma parcela da mesma. Escrito por Sinclair Lewis na década de 1920, retrata a vida de um homem classe média no interior dos Estados Unidos - que venceu na vida por trabalho e motivos escusos, e seu relacionamento com a sociedade, a política, a igreja, o casamento e os filhos.

É interessante como estudo humano e cultural da época, mas - e é um grande mas - o personagem principal, que dá título ao livro é um grandíssimo chato.

Até entendo que era essa a intenção do autor, levar ao ridículo o homem comum norte-americano, mas foi bem difícil engatar no livro e fiquei imaginando que, se eu estivesse um pouco mais próxima do objeto do livro - geográfica ou temporalmente - teria aproveitado melhor.