31 de julho de 2021

O Amante

 

Editora Folha

"O Amante" é um livro curto, mas muito impactante - e pelo que eu li na internet, baseado em memórias de Marguerite Duras. Traz romance, diferenças culturais, amadurecimento, mas não me atraiu tanto - talvez fosse algo mais chocante (ou interessante) - na década de 1980, quando foi lançado.


25 de julho de 2021

Lições de Vida

 

Editora Novo Conceito

O primeiro ponto do meu comentário sobre esse livro de Anne Tyler é que tanto o título em português como essa capa estão redondamente equivocadas.

O título original é "Breathing Lessons", algo como "Aulas de Respiração" e há uma cena muito bem feita que faz alusão a esse termo, e não acho que nem a ideia traduz como "Lições de Vida".

A personagem principal é a Maggie, uma mulher lá pelos seus 40 anos (quando se já era avó aos 40 anos e nem se sentia mais jovem), e no único dia em que se passa a história ela faz uma viagem bem tensa de carro com seu marido. Nada que remeta a essa garota nessa paisagem idílica pensando sobre as tais lições de vida.

Isso posto, é um livro espetacular. Ganhador do Pulitzer, retrata muito bem a dinâmica familiar do casal, os filhos, a nora, a neta - e como alguém bem intencionado pode meter os pés pelas mãos recorrentemente.

Recomendo, com certeza.


11 de julho de 2021

As Aventuras de Pinóquio

 

Editora Companhia das Letrinhas

Todo mundo conhece o Pinóquio - o boneco de madeira que contava mentiras e crescia o nariz, graças a Disney. Mas quem teve essa ideia genial foi Carlo Collodi, um italiano, há 140 anos atrás. 

O livro "As Aventuras de Pinóquio" foi publicado por capítulos, numa revista para crianças, e imagino que a história foi se construindo também com o retorno do público. A história vai ficando cada vez mais fantástica - tem personagem que morre e volta - sem perder o humor, e também a "moral da história": se não for para a escola e obedecer aos pais, tudo vai dar errado e você pode virar um burro, literalmente.

Eu li esse livro para as minhas filhas ao longo de algumas semanas, e foi ótimo ver elas se divertindo com a história, envolvidas com o Pinóquio - diferente da minha experiência de leitura como adulta há alguns anos, em que eu só fiquei admirada com o nonsense e não gostei muito.

O comentário pertinente da Lia, minha mais nova de 6 anos, foi perceber que não tinham meninas no livro - fora a personagem da Fada, só há garotos e homens. Quando eu expliquei que o autor era um homem de outra época e por isso deve ter preferido só falar de garotos, ela me perguntou: e onde estavam as autoras meninas?

Além disso, a versão açucarada da Disney não representa o humor - muitas vezes pastelão - que o autor coloca no texto e também faz sucesso com a criançada. Não assisti o filme mais recente (com gente de verdade), mas já me disseram que é mais fiel a história original.

Assim, minha recomendação sobre esse livro é: leiam para as crianças.


6 de julho de 2021

Mrs Palfrey at the Claremont

 

Editora Virago

Mrs Palfrey é uma senhorinha inglesa que, para não morar sozinha e cuidar da casa e de si, pega todas as economias e vai morar em um hotel em Londres. A filha mora na Escócia e tem suas preocupações. O neto trabalha no Museu Britânico e não tem tempo de visita-la. 

Mas no hotel, há outros idosos que vivem ali na mesma situação - entre alguns turistas que são a população flutuante, eles são os residentes, tornam-se uma comunidade, e o livro de Elizabeth Taylor vai acompanhar essa dinâmica.

O livro "Mrs Palfrey at the Claremont" é de 1971, então fala sobre um mundo que não existe mais - mas o que eu mais gostei é de ser uma história sobre uma idosa, sem ser depressivo - e os personagens mais jovens são secundários. 


3 de julho de 2021

De Eva a Ester: Um Relato sobre Grandes Mulheres da Bíblia

 

Editora Thomas Nelson Brasil

Débora Otoni e 12 amigas escreveram breves histórias baseadas em mulheres - muito conhecidas ou pouco conhecidas - do Antigo Testamento da Bíblia, que formam esse livro "De Eva a Ester". 

O projeto gráfico é lindo, no mesmo tom dessa ilustração linda da capa. Ou seja: não compre o livro digital, esse livro é para apreciar o texto e as ilustrações encherem as páginas. 

É um livro de ficção - ou seja, a partir do que está escrito na Bíblia, são desenvolvidas curtas narrativas - em primeira ou terceira pessoa, em prosa ou poesia, mais ou menos atualizadas. 

Por serem muitas autoras, a qualidade do texto é irregular, há claramente uns melhores que os outros. Mas o principal mérito do livro é justamente trazer luz para mulheres da Bíblia que são citadas, mas não são foco de pregações ou aulas. Mesmo para quem lê a Bíblia regularmente, pode não ter notado algumas dessas mulheres, e voltar ao texto original para re-conhecê-las é muito gostoso.