28 de dezembro de 2024

Admirável Novo Mundo

 

Editora Companhia das Letras

Depois de ler 1499 e ficar muito interessada sobre a história do "Brasil" - e América em geral - antes da chegada oficial dos europeus por aqui, fiquei sabendo do livro do Bernardo Esteves com esse título espirituoso: Admirável Novo Mundo e resolvi compra-lo pelo kindle - e só li no final de 2024.

O subtítulo já entrega que é "uma história da ocupação humana nas Américas", mas me pareceu mais: "uma história sobre os sítios arqueológicos nas Américas e as disputas de narrativa", principalmente com a polêmica da "Primazia de Clóvis". Para quem não a conhecia, como eu, em determinado momento do século do ano passado, descobriram ferramentas muito elaboradas nos Estados Unidos, e decidiu-se que aqueles foram os primeiros humanos no continente. Se surgisse qualquer evidência mais antiga, era desacreditada pela polícia da primazia de Clóvis, questionando método, registro, qualquer coisa.

Ao longo do tempo, surgiram tantas evidências que essa teoria inicial não se sustentava mais, e agora não se sabe bem quem foram os "primeiros americanos", mas o fato é que há muito ainda para se escavar e descobrir ainda.

Eu achei esse livro mais técnico do que o 1499, embora também seja de divulgação científica, e estava achando que faltavam figuras para ilustrar tudo o que o autor descreve, quando percebi que no final tem um "Caderno de Imagens", que faz muito sentido na edição física provavelmente para diminuir os custos de impressão, mas poderia ter hyperlink na edição eletrônica.

Recomendo esses livros para os curiosos em geral sobre discussões arqueológicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário