Editora Vintage |
Possessão foi escrito pela autora A. S. Byatt, e na capa dessa edição, além de dizer que ganhou o Booker Prize, fala que o livro é um "tour de force". Lá pelas tantas, comecei a achar que isso queria dizer simplesmente que o livro é realmente muito complexo.
A sinopse é simples: dois jovens acadêmicos descobrem através de documentos o romance entre dois poetas vitorianos - um mais famoso, casado, e uma cuja obra estava começando a ter mais relevância, ainda com a fama de ser lésbica por morar com uma amiga e não ter casado.
Mas ao decorrer da história, temos o ponto de vista do pesquisador do poeta, da pesquisadora da poeta, as próprias obras poéticas vitorianas, cartas de um, de outro, da esposa, da amiga, dos críticos atuais - é tanto narrador para a história, que a cada começo de capítulo é preciso se localizar.
Além disso, apesar do meu inglês ser muito bom achei difícil aproveitar mesmo as poesias. Embora a maioria estivesse no contexto (ou seja, você descobre algo sobre o poeta, aí vem o poema que é possível interpretar a luz do que você descobriu), o vocabulário e o formato dificulta bastante o entendimento.
Lá pela metade, eu estava me arrastando pelo livro - mas então parece que ele acelera, engrena, fica muito mais emocionante mesmo - e sim, claro, porque falamos mais sobre o romance tanto no passado como nos tempos atuais (principalmente no passado). De 3 estrelas, o livro passou para 4 estrelas.
Aí, praticamente no final, na última cena mesmo, acontece algo tão doce e bonito, um quentinho tão bom no coração, que eu tive que dar 5 estrelas.
Vale mesmo 5 estrelas ou foi empolgação? Poucos, pouquíssimos, saberão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário