Editora Nemo |
História em quadrinhos lembra muito gibi, da Mônica, do Tio Patinhas, aqueles que comprávamos em bancas quando crianças.
Então, quando se fala desse gênero na literatura - ou como expressão artística - o termo mais usado é "Novela gráfica" ou "Graphic Novel", em inglês mesmo.
Dessa forma que esse livro foi apresentado no Clube de Leitura de que faço parte, para ser apreciado nos seus detalhes: não só o que está escrito com palavras no texto, mas também o desenho, as cores, os formatos dos quadrinhos.
(E nada contra gibi da turma da Mônica - que também tem sua própria linha de Graphic Novel, feita por artistas incríveis).
O livro em questão aqui é francês, escrito por Julie Dachez e desenhado por Mademoiselle Caroline, num esforço conjunto para falar sobre o autismo - "A Diferença Invisível" no título. (Nem sempre há dois autores, muitos são desenhados e escritos pela mesma pessoa).
A história é da própria autora, como ela se notava diferente e como foi a trajetória de diagnóstico e aceitação tanto de si mesma como de amigos e da sociedade em geral.
Saúde mental - ainda bem - é um assunto cada vez mais presente, mas em termos de inclusão e respeito temos ainda um longo caminho pela frente. No Clube de Leitura, com a presença tanto de adultos que foram diagnosticados com autismo, como pais de crianças com autismo, deu para perceber como ter livros como esse que toquem a sensibilidade das pessoas ao assunto é importante para toda sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário