23 de agosto de 2021

Identidade

 

Editora Harper Collins


Identidade é um livro da primeira metade do século XX sobre duas amigas negras com trajetórias diferentes na sociedade dos Estados Unidos - uma delas se passa por branca e está no meio de brancos profundamente racistas.

É uma história curta, mas muito intensa e profunda pelos temas de raça, amizade e família. A autora, Nella Larsen, escreveu sobre sua época e dizem que parte do livro é autobiográfica.

Um ponto interessante é que um dos personagens quer mudar para o Brasil, por ser uma sociedade menos opressora do ponto de vista racial. 


15 de agosto de 2021

Precisamos falar sobre Kevin

 

Editora Intrínseca

Lionel Shriver é uma ótima escritora para abordar temas complexos em ficções muito bem construídas. No caso desse livro, Precisamos falar sobre o Kevin, eu sabia que ia ser algo difícil, mas com certeza não imaginei que tanto.

Na página do livro na plataforma Goodreadas, há quem diga que é um livro de horror e, de certa forma, é mesmo. Incrivelmente perturbador. Assustador. Mas é um livro para se pensar bastante nas relações humanas.

Mais do que um livro sobre um jovem atirador - materializando tantos que existiram nos Estados Unidos nas últimas décadas - esse livro é sobre maternidade. A maternidade no extremo, é claro, pois não há tantas crianças que crescem para fazer barbáries como essa, graças a Deus, entretanto não há como não fazer paralelos até situações corriqueiras.

É um livro muito, muito bom mesmo. Mas a leitura não é simples, e se estiver despertando sentimentos complicados, não leia. Eu não pretendo ver o filme também.



13 de agosto de 2021

A volta às aulas do Pequeno Nicolau

 

Editora Rocco

O Pequeno Nicolau (Petit Nicolas) é um personagem infantil famoso na França. Há dezenas de histórias curtas com esse garoto típico da década de 50, que ia para a escola, aprontava, circulava na rua com os amigos, do alto dos seus 8 ou 9 anos. É leve e bem humorado, e embora agora exista TV, video game e celular, algumas atitudes das crianças são as mesmas, e essa identificação que é muito simpática.

As minhas filhas já tinham assistido ao filme mais recente (disponível no netflix), e então elas tinham uma ideia mental do ambiente e das crianças, mas elas se divertiram com as histórias "novas" desse livro. Como elas são curtas, é uma leitura boa para antes de dormir. 

Em tempo, o autor René Goscinny também é criador de outro personagem famoso francês: Asterix. 

7 de agosto de 2021

Saúde Mental, Gênero e Dispositivos

 

Editora Appris

"Saúde mental, gênero e dispositivos - Cultura e processos de subjetivação" é um livro técnico, como é possível perceber pelo título. Valeska Zanello é formada em psicologia e filosofia, professora da UnB com pós doutorado. 

Com exceção do primeiro capítulo, que eu achei difícil, os outros são acessíveis e interessantes, trazendo uma teoria completa sobre como a cultura afeta gênero e a saúde mental, não só do ponto de vista dos sintomas que as pessoas tem assim como o próprio diagnóstico e tratamento.

Esse livro abre perspectivas para analisar os próprios comportamentos assim como a sociedade ao redor, mesmo que não seja convencido por todas as afirmações da autora. Muitas das quais, é claro, estão relacionadas com suas próprias pesquisas e de outros estudiosos, identificadas claramente.

Se você não encarar a leitura do livro, mas tiver interesse, o canal da Valeska Zanello no YouTube possui vários vídeos, incluindo "lives" em julho de 2020 sobre o conteúdo do livro.