31 de dezembro de 2020

Top 2020

 Ficção

A Morte de Ivan Ilitch - Leon Tolstoy

Dando um tempo - Marian Keyes

Little Fires Everywhere - Celeste Ng

Tudo que você não soube - Fernanda Young


Não ficção

Becoming - Michelle Obama

Caminhando com Deus em meio à dor e ao sofrimento - Timothy J. Keller

I am, I am, I am: Seventeen Brushes with Death

O cérebro da criança - Daniel J. Siegel, Tina Payne Bryson

O cérebro que diz sim: Como criar filhos corajosos, curiosos e resilientes - Daniel J. Siegel, Tina Payne Bryson

Raising Worry-Free Girls - Sissy Goff


Infantil

As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis

Encantados - Helena Gomes

A Estranha Madame Mizu - Thierry Lenain

Diário de Pilar na Grécia - Flávia Lins e Silva

Um urso chamado Paddington - Michael Bond



Estatística 2020

2020 foi um ano duro para todo mundo.

Mas ficar em casa me levou a ler mais - principalmente livros físicos, e ter uma nova leitora fluente em casa (a Anna) abriu as portas para a literatura infantil "de capítulos" novamente no meu dia a dia (e eu li só uma parte do que ela já leu, simplesmente não foi possível ler tudo que ela leu + os livros da minha lista de leitura). 

Em números:

- 73 livros lidos

- 24950 páginas (em média, são 68 páginas por dia, e livros de 341 páginas)

- 53 livros digitais, e pela primeira vez, 1 audiobook

- 17 livros brasileiros

- 29 livros lidos no idioma original (português e inglês)

- 60 livros em português, 13 livros em inglês (muita preguiça para ler livros em inglês esse ano)

- 33 livros escritos por mulheres

- 59 livros do presente século (cada vez menos clássicos na minha vida)


Em gráfico:


Não li muitos livros das minhas metas nesse ano, mas elas continuam valendo:









Crônicas de Nárnia

 

Editora WMF Martins Fontes

Comecei a ler para as minhas filhas o volume único de As Crônicas de Nárnia com a proposta de ler o livro antes de assistir os filmes, em junho de 2020. Era uma proposta ousada, mais de 700 páginas lidas 6 páginas por vez, antes de dormir, no dia que eu fazia a rotina de coloca-las na cama. Para a minha surpresa, elas se envolveram com a história - com a Anna logo vendo que Aslam era uma representação de Jesus, e as duas curtindo o protagonismo das crianças, Diggory, Polly, Pedro, Susana, Edmundo, Lúcia, Eustáquio, Jill. 

Quando eu percebi, elas já estavam envolvidas e eu curtindo muito mais as histórias do que quando eu tinha lido alguns anos atrás. Foi possível perceber o talento de C.S. Lewis na construção de paralelos, no seu conhecimento teológico, e como ele fez verdadeiramente uma história infantil, sem menosprezar a inteligência das crianças.

Fazendo as contas, foi possível perceber que era possível terminar tudo ainda esse ano - e agora em dezembro lemos "A última batalha", o livro que fala dos fins dos tempos, e dá tanto nervoso e sofrimento.

Mas o final é feliz, amigos, todos chegam ao país de Aslam, onde não há medo, dor ou tristeza, onde correm e não se cansam, onde a comida é mais saborosa e onde a história não tem fim. Há esperança logo ali após um portão de ouro e dentro dos nossos corações, e é com essa esperança que eu vejo 2020 terminar - e espero que 2021 seja melhor. 


Bíblia de Estudo - NAA

 

Editora Sociedade Bíblica do Brasil

Eu gostei muito da tradução Nova Almeida Atualizada - é uma linguagem mais atual, mas sem perder a majestade, digamos assim. Essa edição da Bíblia de Estudo também é muito especial, com muitos textos explicativos, mapas e notas. Recomendo como material de referência.

30 de dezembro de 2020

Becoming

 

Editora Crown

Becoming é o primeiro livro que eu escutei inteiro como audiobook - ele está disponível em plataformas de streaming como podcast - lido pela maravilhosa autora Michelle Obama.

A leitura dela é fácil e envolvente, e a história é apaixonante. Ela já teve uma vida muito intensa - da família pobre para a carreira de sucesso como advogada e então para a Casa Branca, mas ela conta tudo sem deixar o livro pesado. Mesmo os episódios difíceis, de racismo, doenças, ofensas políticas e etc, não são amargos.

O que ela fala de carreira e maternidade é incrível - a crise com o marido, a decisão de parar, a dedicação para as filhas, os trabalhos sociais.

Eu recomendo esse livro para todas as mulheres - posição partidária a parte, a humanidade dele é universal.

Doze Mulheres Extraordinariamente Comuns

 

Editora Thomas Nelson

John MacArthur entrega o que ele declara no título do livro: Doze Mulheres Extraordinariamente Comuns: Como Deus usou as mulheres da Bíblia e como Ele pode usar você.

É um panorama diversificado de mulheres na Bíblia, do Antigo e Novo Testamento, com descrições, contexto e como Deus agiu na vida de cada uma delas. Pode ser usado para estudos bíblicos e discussões em pequenos grupos. 

26 de dezembro de 2020

Sonhos de Trem

 

Editora Companhia das Letras

Sonhos de Trem é um livro curtinho, para se ler num dia, que ganhou um merecido prêmio nos Estados Unidos. Denis Johnson, sem delongas, descreve a vida de um homem no final do século XIX, quase na fronteira do Canadá. Ele se casa, tem uma filha, ocorre um desastre, e a vida dele continua (não continua sempre?).

É incrível como um livro curto e direto pode ser tão profundo e dramático. Fiquei com vontade de ler mais obras do autor.


24 de dezembro de 2020

Um Brinde de Cianureto

 

Editora L&PM

Agatha Christie e seus venenos... Não se vê mais assassinatos como os desvendados em "Um Brinde de Cianureto" - ou não há mais detetives como os de Agatha Christie?

Agatha Christie é sempre uma boa leitura - principalmente nas férias.

21 de dezembro de 2020

A Imensidão Íntima dos Carneiros

 

Editora Reformatório

"A Imensidão Íntima dos Carneiros" é um título tão bonito e, de certa forma, pomposo, para esse livro de Marcelo Maluf, que merece admiração. É um livro bonito e poético, do neto imaginando e recuperando as memórias do seu avô, que veio do Líbano quando adolescente e parou no interior de São Paulo.

Eu acho tão interessante ler histórias culturalmente ricas e, quando bem construídas como essa, profundamente humanas. Recomendo o livro com certeza.

20 de dezembro de 2020

Notas da Xícara Maluca

 

Editora Monergismo

"Notas da Xícara Maluca" (sim, aquela xícara que gira em parque das diversões) são reflexões "muito loucas" do autor N. D. Wilson sobre a vida, o mundo, a fé, Deus - de uma forma que você nunca viu antes. A intenção sim é fazer pensar, refletir, mas usar do assombro e da admiração por esse mundo criado como ponto de partida.

Não é um livro longo, mas vale a pena ir lendo aos pouquinhos, para os rodopios brilharem na mente.

19 de dezembro de 2020

Nadando de Volta para Casa

 

Editora Rocco

Eu me interessei pelo sinopse desse livro, Nadando de volta para casa, e esperei um tempão para entrar em promoção e compra-lo. No entanto, foi realmente uma decepção lê-lo, uma história confusa e pretensiosa, cheia de conflitos, mas que não me fez simpatizar com nenhum dos personagens do livro.

Esse livro de Deborah Levy entrou na lista curta de indicados para o Man Booker Prize, mas não ganhou, e as críticas na Plataforma Goodreads apresentam bem os dois lados - quem ama e quem odeia. Depois que eu acabei de ler, percebi que, até o que as pessoas que gostaram dizem trazem indicações de que não é mesmo o meu tipo de livro.

Assim, recomendo a plataforma Goodreads para considerar uma compra de livro - mesmo se ele quase ganhou um prêmio literário. Ela indica com bastante acurácia quando há um spoiler relacionado a história, e ele é geralmente escondido (é preciso clicar para que a frase apareça).