16 de abril de 2020

As Perguntas

Editora Companhia das Letras

Nesse livro "As Perguntas" acompanhamos a trajetória da personagem principal Alina por um curto espaço de tempo quando ela se envolve com um grupo secreto e místico. Ela é uma aluna de pós graduação de História, que tem um emprego que odeia para pagar as contas, circula ali pela Paulista, Augusta, Consolação. É um cotidiano bem familiar para jovens em São Paulo, com esse toque de suspense (uma delegada entra em contato com ela sobre um símbolo religioso estranho - tema que ela estuda) e mistério (ela resolver ir no encontro secreto de uma seita).

É um livro bem curto, fácil de ler, com um título pertinente, com a proposta de incomodar o leitor - já que não há lá muitas respostas para as pontas que vão se abrindo na trama. Eu preferia algo com mais fechamento, com certeza, mas é um bom livro.



8 de abril de 2020

Raising Worry-Free Girls

Editora Bethany House
"Raising Worry-Free Girls" parece ser um livro bem específico - como educar meninas que não sejam preocupadas - e é mesmo, embora os conhecimentos podem ser aplicados para outras pessoas (como adultos e meninos).

No entanto, a autora Sissy Goff explica que viu um aumento muito grande de crianças ansiosas nos últimos anos em seu consultório, e que a maioria delas é menina. A partir disso, veio a ideia do livro, de dar orientações específicas para esse público.

Eu gostei muito da abordagem - é explicado o contexto, como se manifesta a ansiedade, e abordagens de curto, médio e longo prazo dependendo da situação (e de como a preocupação ou a ansiedade se manifesta ), assim como indicação de quando é necessário uma ajuda profissional, e as vantagens de ter um acompanhamento externo a família.

A autora também é muito cuidadosa com as preocupações dos pais que estão lendo esse livro, que estão querendo "resolver" uma situação que não é simples e geralmente não é incluída naqueles cursos de "como cuidar do seu bebê". Aliás, como há muito mais a se aprender para ser a mãe que a gente quer ser, além de trocar fralda e fazer refeições nutritivas, né?

7 de abril de 2020

A Primeira Aula

Editora Itaú Cultural

Eu peguei o livro "A primeira aula" de graça na Amazon, porque me interessei pela temática: professores de literatura brasileira falando sobre a primeira aula no estrangeiro. Adoro literatura, então vamos lá ler. São crônicas curtas de várias pessoas, organizadas por Pedro Meira Monteiro, de forma que o livro flui rápido, mas eu o considerei realmente para "iniciados". Pessoas que trabalham com literatura ou são professores no exterior, pois não se fala muito nem de literatura nem de como as pessoas de fora percebem a literatura local, mas é algo mais filosófico e reflexivo sobre dar uma primeira aula sobre esse tema para estrangeiros.