Editora Fiel - Capa Tobias outerwear for books (Adaptação: Edvânio Silva) |
Recentemente, eu vi duas pessoas falando sobre esse livro, e quando vi que ele está no kindle prime (disponível para assinantes prime da Amazon), resolvi lê-lo, e usei toda minha força de vontade para termina-lo de ler.
Ele foi publicado em 1995, mas do fundo do meu coração, me pareceu mais antigo que isso. Toda uma parte da psicologia, inteligência emocional e etc, parece inexistente. Dá vontade de falar para o autor: você REALMENTE acha que faz sentido isso que você está propondo?
Veja bem, ele defende que funciona. E funciona bem, dada a experiência dele como pai e de pastor que influenciou outros pais, mas acho que é para um tipo bem específico de pai e mãe.
Existem porções aproveitáveis do livro, como todo o capítulo de comunicação, embasado em textos bíblicos muito pertinentes e uma análise de cada fase etária das crianças. Mas eu diria que a parte "aproveitável" (segundo a minha opinião) chega a 30%, no máximo.
Embora fale de coração da criança, e da importância de cuidar da vida espiritual dela, muita da disciplina é baseada em vara e regras, com pouca graça. E quem é cristão sabe: graça faz toda a diferença.
Sem a Graça o que seria da gente e dos nossos pequenos? ;)
ResponderExcluirDificil hoje se colocar a questão da criança. Fico com o resumo que meu sogro me fez quando conheceu o Dani: criança só precisa de amor. Mais nada.
Hoje percebo que ele tinha razão: qdo vc ama vc respeita, vc dá atenção, vc se empenha, vc se dispõe... a assim por diante. bjbj <><<