|
Editora Objetiva - Capa adaptada por Trio Studio sobre design original de Marcia Mihotich |
Eu posso dizer que não cheguei nesse livro pelo título e vocês podem discordar, certo? Afinal, trata-se de uma coleção chamada "A Escola da Vida", que procura discutir questões fundamentais sobre o indivíduo e esse livro é claro: "Como pensar mais sobre sexo".
O fato é que Alain de Botton, o autor e filósofo em questão, não dá essa receita de bolo. Ele discute o sexo sim, em cada um dos capítulos, mas explicando porque a sociedade moderna está tão enrolada com esse assunto delicado, mesmo ele estando cada vez mais escancarado em nosso dia-a-dia.
É interessante que não se trata de um estudo científico e sim filosófico. Ou seja, o autor não procura mostrar estatística ou dados de estudos clínicos / psicológicos controlados, mas sim discute com razão e lógica as questões apresentadas. É possível argumentar contra, claro, e então tem-se um debate.
No entanto, seus pensamentos sobre relacionamento amoroso, expectativas, traições ficaram muito próximo dos ensinamentos cristãos que eu tenho escutado, e então concordei animadamente com o que era dito, vendo reflexos da minha própria vida e de amigos (sem, é claro, ser um livro cristão, ou mencionar a Bíblia).
Definitivamente, um dos melhores livros sobre sexo que eu já li (não que eu tenha lido vários, claro, mas aí está a minha opinião).