Editora Companhia das Letras - Capa Elisa Von Randow |
Um livro cujo título é Meu Coração de Pedra-pomes não nasce para ser convencional. Mas esse é tão fora do comum, que incomoda e impressiona ao mesmo tempo. O estilo também é tão peculiar, que eu fiquei pensando se a Juliana Frank realmente inventou a Lawanda - personagem principal - com todo seu jeito louco de ser e pensar, ou se parte é ela mesmo. Em outras palavras, não consegui diferenciar bem o que é o estilo da autora e o que é a personagem...
Lawanda é encarregada de limpeza de um hospital, mas faz servicinhos para os pacientes depois das 23h (tipo levar no show do Wando), mora numa pensão, coleciona borboletas (mortas) e besouros (vivos), e prepara umas macumbas para o amante se separar da mulher. O livro tem um toque de humor e horror, e eu diria censura 18 anos (Lawanda tem 19, Juliana ainda não fez 30), então não é recomendado para os mais pudicos, além da história já ser bem estranha em si.
De qualquer forma, é muito bom ver a literatura contemporânea brasileira efervescendo por aí, trazendo originalidade l para as prateleiras de nossas livrarias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário