24 de maio de 2013

Charles Dickens' Children Stories

Edição digital - Amazon

Esse livro parece uma pegadinha, basicamente por causa do seu título: "Charles Dickens' Children Stories", que poderia ser traduzido como histórias para crianças de Charles Dickens. Mas a melhor tradução seria: "Histórias de Crianças de Charles Dickens", porque reúne histórias curtas sobre crianças, muitas delas personagens principais de outros livros (como David Copperfield), que não são próprias para crianças como você pode esperar. Na maioria das vezes, as crianças são pobres, doentes e morrem no final. (Resumindo assim é bem triste, mas há histórias lindas com essa linha geral).

Além disso, essa edição digital tem uma pequena introdução que só menciona: "histórias de Charles Dickens recontadas por sua neta". Oi? O autor não é Charles Dickens? A verdade é que fora alguns contos que eu sei que são originais, os "resumos" de outros livros (como Grandes Esperanças) são bem estranhos, fica aquela impressão de trabalho escolar mesmo e não obra de um gênio como Dickens.

Ou seja, nem de graça, nem sendo fã do Charles Dickens compensa ler esse livro, muito mal explicado.

20 de maio de 2013

Uncle Tom's Cabin

Editora Dover Thrift
Eu adoro ler clássicos - porque eles são clássicos. Se um livro venceu o teste do tempo, é praticamente garantida uma boa leitura. Assim é com "A Cabana do Pai Tomás", de Harriet Beecher Stowe, um romance do final do século XIX que através de uma história ficcional discute a escravidão nos Estados Unidos.

Mesmo sobre um assunto tão sério e pesado, o livro não é chato, os personagens são envolventes, e mesmo depois de ter acabado de ler, fiquei com aquela vontade de continuar acompanhando a vida deles. (Nota: o personagem principal é chamado de "Tio" no original, mas foi traduzido por "Pai" aqui, uma tradução cultural mesmo).

Eu não conheço a história (real) da escravidão nos Estados Unidos, mas gostei de ver argumentos a favor e contra da época, sendo que a autora claramente se opõe, mas não da maneira politicamente correta que temos hoje. Até a moral do mundo, de certa forma, mudou nesses últimos 100 anos.



16 de maio de 2013

Tiago - Transformando Provas em Triunfo

Editora Hagnos

Hernandes Dias Lopes reuniu nesse livro de comentário sobre a epístola bíblica de Tiago textos referentes a suas pregações sobre a carta. Assim como o livro bíblico não é longo, cada texto é curto, e a leitura de "Tiago - Transformando provas em triunfo" é fácil, embora não seja superficial em conteúdo. 

(Aliás, um dos textos, sobre a unção de enfermos, é o mais longo e cheio de referências e realmente destoa do livro, ficando muito acadêmico - o que não acho que faz sentido para o leitor médio, embora possa ser usado como referência.) 

Esse livro foi usado como referência para a escola bíblica dominical da minha igreja na classe dos jovens, e foi um ótimo ponto de partida para diversas discussões de assuntos relevantes para a nossa vida atual - recomendo então tanto como livro texto de aula como para ler em casa e edificar-se sozinho.

12 de maio de 2013

Como Nascem os Pais

Editora Mescla - Capa Souzacampus

É dito que a mulher se torna mãe assim que engravida, mas o homem se torna pai quando a criança nasce - ou talvez seja um processo até mais longo. Esse livro de Renato Kaufmann reúne os textos do seu blog quando sua primeira filha nasceu, e assim temos sua história de "Como nascem os pais - Crônicas de um pai despreparado". (Ele também publicou "Diário de um grávido", que começou, é claro, quando ele descobriu que ia ter a Lúcia (sem saber ainda que seria a Lúcia), mas esse eu não li.)

É claro que cada pai é um pai, mas é interessante ver uma visão masculina de um processo emocional tão ligado a mulher como "ter filho" e, confesso, um pouco incômodo porque o Renato diz e faz coisas que não são tão ortodoxas, o que deixa o livro engraçado, mas é um pouco temerário também ao não sabermos se são todas verdades ou não. 

Debaixo de ironia, dá para perceber que ele é bem sensível, o que deve ser verdade para quase todos os pais: no fundo, eles estão tão tocados pela experiência como as mães.

8 de maio de 2013

A Menina do Vale

Editora Casa da Palavra - Capa Ana Freitas

Não sei se muitos conhecem Bel Pesce, mas ela é uma brasileira que "venceu na vida", mesmo sendo tão jovem. Antes dos 30 anos, ela já se formou numa prestigiada faculdade norte-americana (o MIT), foi para o Vale do Silício, trabalhou em grandes empresas e fundou uma. Ela então resolveu escrever um livro: "A Menina do Vale", um tipo de um guia básico sobre empreendedorismo ou como perseguir seus sonhos profissionais, incluindo um pouco sobre sua experiência pessoal. 

Garota gente boa, o livro online está disponível aqui de graça e foi esse que eu li (embora o livro em papel - esperteza de negócios - tenham 3 capítulos extras para motivar o investimento). O livro é curto e direto, fácil de ler, e não tem nada demais, afinal não existe uma fórmula milagrosa de sucesso empresarial ou algo do tipo (embora tenham livros que se vendam assim). Eu acredito que esse livro pode servir de inspiração e ponto de partida para adolescentes e jovens que sonham em abrir seu próprio negócio.

2 de maio de 2013

Miss Marple And Mystery: The Complete Short Stories

Editora Harper Collins

Um livrão da Agatha Christie repleto de histórias curtas: para quem gosta dela como eu, é um prato cheio, literalmente. Embora o título seja “Miss Marple And Mystery: The Complete Short Stories” (não publicado em português, até onde eu sei), infelizmente menos da metade contam com a senhorinha que nunca saiu de St. Mary Mead, mas conhece a natureza humana como ninguém.

A maioria das outras histórias não são os suspenses de assassinato comuns a autora, mas as tais histórias de mistério, que aqui responde por “sobrenaturais” – espíritos e fantasmas. Eu não sabia desse lado da autora, que é interessante, mas não tanto como os assassinatos e detetives, na minha opinião.

Mas é um ótimo entretenimento – são mais de 400 páginas de histórias bem escritas. Existem volumes sobre Poirot e outros detetives também dessa mesma coleção, e entraram na minha lista de leitura.