1 de março de 2013

Píppi Meialonga

Editora Companhia das Letras - Capa Helen Nakao

Píppi Meialonga é o primeiro livro que eu li para a Anna, ainda na barriga. Não é muito apropriado para a idade dela (também, o que seria??), mas pelo menos é infantil, certo? O livro da sueca Astrid Lindgreen conta sobre Píppi Meialonga, que mora com o Sr. Nélson (um macaquinho) e um cavalo numa casa, enquanto o seu pai navega pela mundo (a mãe já morreu). 

Píppi não gosta de ir a escola (e nem vai), é super forte (no sentido literal - de carregar cavalos), não tem boas maneiras, é muito generosa, mente demais, adora brincar como qualquer criança e cuida da casa e de si mesma com muita independência. Ela é vizinha de Tom e Aninha, as crianças "normais" da história, parece o nosso trio Emília - Pedrinho - Narizinho, em alguns sentido (por mais esquisita que ela seja, ela é real e não uma boneca de pano).

Esse livro tem ilustrações muito bonitas e duas continuações em edições tão bem cuidadas quanto - Pippi a Bordo e Píppi no Mares do Sul. É ótima literatura para as crianças, talvez adequada a partir dos 8-9 anos. O único problema é se o filho ou a filha quiser "imitar" a Píppi - coitados dos pais!

Um comentário:

  1. Eu fiquei imaginando a Anna, nossa princesinha, decidindo seguir os passos da tal Pippi!!!
    Mas lendo Lobato como as crianças da minha geração, sei que sempre terá uma Emilia dentro de cada um de nós! por mais delicadinhas que sejamos! bjs <><<

    ResponderExcluir