|
Fonte: Amazon |
Sim, pessoas, eu sou a feliz proprietária de um Kindle, o dispositivo eletrônico da Amazon, também chamado de leitor eletrônico ou e-reader.
Eba!!!
Tudo isso graças ao meu marido que consentiu com o investimento (hihihi) e com os queridos amigos Botelhos que trouxeram dos States - muito obrigada mesmo!
Como tem muita coisa para falar, vou escrever em tópicos mesmo, como boa engenheira.
- Antes de comprar, eu vi o do meu amigo Leo, e gostei. Assim que eu ganhei, eu gostei também. E, 3 semanas depois, ainda tenho certeza que foi um ótimo investimento. Sim, pessoas, recomendo! (Mas leia até o final, ou pule até o último parágrafo.)
- Ele é muito ergonômico de usar, do tamanho de um pocket praticamente, mas bem fino e denso. Tem 250g, o que parece pouco, mas é mais do que um livro normal.
- É ótimo ler um livro feito para ele: você pode trocar o tamanho e o tipo da letra, pode fazer ele ler para você (com voz de homem ou mulher), pode adicionar um marcador (que é como se dobrasse um cantinho da página), pode grifar trechos e escrever notas. Ele não tem número de páginas, mas um "localizador", mesmo se você mudar as configurações (aumentando ou diminuindo a letra, por exemplo), o localizador permanece no mesmo lugar, claro. Ele tem 2 botões de cada lado para passar a página para frente ou para trás. Super simples e rápido.
- Ele vem com um dicionário integrado de inglês-inglês, é só selecionar a palavra no texto, e ele acha no dicionário, e mostra as 2 primeiras linhas da definição, sem nem sair da página do livro (como se fosse um rodapé), super prático e útil.
- É bom para ler pdf (bem melhor do que num computador, claro), mas possui algumas restrições: ele faz caber uma página inteira na tela, o que deixa a letra bem pequena. A quantidade de zoom é limitada, então ao colocar 150%, ele come um pedaço do texto. A maneira mais fácil que eu encontrei foi girar a tela e ler de lado - o texto fica com um tamanho razoável e a leitura é confortável.
- Eu peguei com a opção de 3G, ou seja, tenho acesso a internet direto. Não me pergunta quanto custa ou a operadora. A Amazon não me cobrou nada, e pega bem em vários lugares da cidade de são paulo. Dá para entrar na kindle store, (feita especialmente, não é como a página da internet), buscar o livro que quiser, comprar (eles já tem o cadastro do cartão de crédito) e em alguns minutos, o livro é recebido diretamente no kindle. Fantástico e uma perdição.
- Dá para mandar um email com arquivos anexados para o seu kindle. Aí sim há uma cobrança: se usar a rede 3G, é US$ 0.99 por Mb. Se usar uma rede wi-fi, é de graça. Se o arquivo for compatível (tipo pdf), vai direto. Se mandar outro arquivo e eles forem converter para algo compatível, aí cobra, mas eu não sei o quanto.
- Eles tem um browser experimental, ou seja, com recursos bem limitados. Dá para entrar no twitter, no e-mail, em sites de notícias, mas não é lá muito rápido, não tem boa usabilidade, e vai "manchando" a tela. Ou seja, não é mesmo feito para isso. Só que é de graça - ou seja, dá para o gasto e é mais do que suficiente para mim que realmente não faz questão de ter um celular high tech para acessar a mesma funcionalidade.
- Ele pode integrar-se com o Twitter e você publica na hora (via 3G ou wi-fi) a nota ou o trecho grifado do livro que está lendo.
- Realmente não gasta muita bateria e recarrega super rápido, mas ele gasta mais quando o 3G está ligado, então eu desligo sempre que não estou usando.
- A Amazon tem muitas opções de livros em inglês, e os preços são razoáveis, como de um pocket: 12 dólares, por aí. Os clássicos tem o preço da taxa de transferência, já que não tem mais direito autoral. Livros em português são bem poucos, como Paulo Coelho e Machado de Assim. Infelizmente, os livros vendidos por Livraria Cultura e Saraiva não são compatíveis com o kindle, a Amazon protegeu o formato compatível. No entanto, na pesquisa rápida que eu fiz nessas lojas, os livros em português estão caros ainda! Quase o preço do livro em papel (por exemplo, livros do Veríssimo). Então, fiquei feliz de não ter comprado um leitor digital vendido aqui e compatível com eles. Eu gosto de livros emprestados e livros baratos, hahahaha.
- A fama é que o Kindle é o melhor da categoria, o pioneiro, o com mais tecnologia, mas eu realmente não testei outros. Lembro de ter visto muito rapidamente na Bienal do ano passado, mas o que eu lembro é que o contrates não era tão bom quanto o que eu vejo no kindle agora. E sim, ele foi mais barato do que os vendidos aqui, como esperado.
- O que eu achei caro é a capinha de couro mais básica que eu achei na Amazon para colocá-lo, mas é muito útil para proteger o brinquedo e dar migué de agenda, veja a fotinho a seguir.
|
Fonte: Amazon |
- Eu estou carregando ele por aí, com medo claro de ser assaltada, mas Deus que me ajude, porque assalto pode acontecer por qualquer besteira e há coisas bem piores...
Para quem chegou ou pulou até aqui, eu recomendo mas para não gastar dinheiro a toa, veja se você gosta de ler bastante (porque para isso que é feito). É muito útil para mim, que não conseguia ler no computador, costumava imprimir folhas e mais folhas de documentos até no trabalho (mesmo com 4 páginas por folha, frente e verso, era muita coisa! O kindle é muito mais sustentável). Se for para comprar o kindle, tem que ler em inglês com uma certa fluência, porque as opções em português são limitadas. Rola sim ler pdf, mas não é como ler um livro no formato específico. Não é feito para navegar na internet! Pronto. Acho que é isso. Se quiserem fazer perguntas específicas, fiquem a vontade!!!