Jane Austen escreveu 6 livros. E só. E é um fenômeno da literatura inglesa e mundial. Seu olhar crítico sob a sociedade inglesa de sua época (começo do século XIX) produziu histórias que transbordam humor, romance e sagacidade. Sou fã, já li todos os livros, tenho todos os livros, já vi os filmes lançados aqui no Brasil, várias vezes tudo, e talvez você também.Afinal, estamos falando dos sucessos Orgulho e Preconceito, Emma, Razão e Sensibilidade.
Eu sou apaixonada por essa época que as pessoas viviam de renda (realmente não sei da onde esse dinheiro vinha!), com as roupas enormes, e iam a bailes. As mulheres precisavam ser "prendadas" (ou "accomplisheds") sabendo várias línguas - francês, latim - dançavam, bordavam e desenhavam, enquanto esperavam maridos, por quem sempre se apaixonavam enormente porque eram cavalheiros, gentis e interessantes.
Ok, ok, ficção é ficção, mas como não ficar absurdamente feliz de ter encontrado meu Mr. Darcy de verdade, sem todo aquele rolo que a Liza teve que passar?
Eu adoooooooooro literatura inglesa. Vários dos meus livros favoritos vem de lá e finalmente conhecer a Inglaterra é um sonho realizado. Outra vantagem dessa literatura é a Editora Penguin que faz livros em papel jornal verdadeiramente baratos. Quinze anos atrás, quando eu conheci essa editora, meu pai me convenceu a comprar David Copperfield, porque era o maior livro entre as opções que custavam só 5 reais para valer bem a pena (demorei para ler e me apaixonei por Dickens).
Agora, esses livrinhos estão um pouco mais caros, mas continuam valendo a pena. Porque são clássicos, e lendo o original é mais fácil de entender o que o autor queria dizer (mesmo que, da primeira vez, você não entenda tudo que eles disserem!)
Olá, Taci!!!
ResponderExcluirJane Austin que ficou solteira com uma irmã, no final da vida eram sustendas pelos irmãos homens.
É que as pobres mulheres não tinham renda, pq os bens eram administrados pelo herdeiro masculino mais próximo.
bjs boa viagem...
bem acho que vc já sabe disso...